Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Minha iniciação na Filatelia

Tinha eu meus 16 anos , em 1979, quando na escola municipal que estudava à época, foi distribuido um convite para uma apresentação filatélica em um outro colégio público aqui no Rio de Janeiro. Me interessei pois já comprava nas bancas de jornal daqui aqueles selos de " emisssões nocivas " de países da cortina de ferro e ásia / africa ( belos esteticamente , mas sem valor filatélico ) mas por desinformação, não sabia que não valiam nada !
 Fui a apresentação aonde ouvi atentamente os palestrantes, que explicaram a história do selo postal no mundo e no Brasil.
Poucos se interessaram, mas um dos palestrantes com cerca de seus 70 anos, disponibilizou selos para trocas e assim peguei endereço e telefone do mesmo : Secundino Touza Hereder, que morava no bairro da Tijuca.
Trocava meus selos " condenados " por belos exemplares do Brasil na base de 2 por 1. Passei boas tardes tendo aulas sobre denteação, filigranas, variedades ; enfim tudo sobre selos !
Quando encerraram as trocas , passei a comparecer aos encontros para conhecer a sua vasta coleção e ampliar meus conhecimentos !
Me mudei e perdi contato, mas até hoje tenho minha coleção e mantenho o gosto pela filatelia e ampliei a mesma ; graças aos ensinamentos do saudoso Secundino Touza Hereder !





Nenhum comentário:

Postar um comentário